sexta-feira, 1 de maio de 2009

Movimento de Zoom

Certo. Vou passar aqui algumas dicas para fotos com movimento de zoom.

Na verdade, tive que ralar para apurar a técnica e chegar a melhores resultados, como por exemplo, deixar o centro da foto mais nítida. Sim, porque se alguns poderiam achar que este tipo de fotografia é obra do erro, nem por um acaso eles estariam certos.

Vejam, podemos testar o movimento de zoom com alguns tipos de lente. Seja com uma 18 -70mm ou 18 -135mm e até mesmo uma 70 -200mm. Basta que saibamos em que situação usar cada uma delas em função de distâncias e também de proporções do assunto a ser fotografado.

Nesta foto que fiz de cima de um trio-elétrico em 2005, utilizei uma câmera Nikon D70 com uma lente Nikor zoom 18 -70mm, f/3.5 (de dois toques).

Escala de número f (abertura): f/22

Tempo de exposição (velocidade): 1/8s

Iso: 200

Só para esclarecer, uma lente zoom de um único toque, significa que o anel do foco é o mesmo do zoom, sendo que para focar gira-se o anel e para fazer o zoom-in e zoom-out desloca-se o anel para frente e para traz. Já, uma lente de dois toques possui dois anéis giratórios, um para cada função (não importa, com os dois tipos de lente é possível fazer o movimento de zoom durante o clic).

Usando uma velocidade de 1/8s, temos tempo suficiente para levar o zoom no comprimento focal de 70mm até 18mm em uma girada rápida. Ainda mais, devemos esperar uma fração mínima de segundo para iniciar o movimento do zoom depois do disparo (ex.2 e 4) ou iniciamos o movimento junto com o disparo para termina-lo antes do final do disparo (ex.1 e 3), fazendo assim com que o centro da foto permaneça mais nítido e com pouco rastro.

Exemplos 1 e 2:

Exemplos 3 e 4:

Inverter o movimento do zoom traz diferentes resultados.

No caso desta foto, usei o ex.3. Veja que a pessoa mais nítida no centro da foto está mais distante, portanto, mais tempo ao final do disparo com o comprimento focal em 18mm.

Todos ao treino e até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá, Piu!
    Carai, velho... Eu nunca havia pensado nessas quatro combinações. Adorei a explicação e o jeito que você escreve - e, principalmente, como fotografa!
    Vou virar leitor assíduo.
    Grande abraço,
    Iberê

    ResponderExcluir